Assessoria de Comunicação

 

Você sabe o que é Assessoria de Comunicação?

 

Muitas pessoas não compreendem ainda qual a função e a importância da Assessoria de Comunicação para uma empresa, seja ela pública ou privada. Cada empresa tem sua essência, sua história e limitações que a assessoria deve extrair e trabalhar. Atualmente trabalha-se uma comunicação integrada, por profissionais que desempenham juntos uma estratégia de comunicação baseada na assessoria de imprensa, na publicidade e propaganda e em relações públicas.

Se você deseja saber mais sobre assessoria de comunicação e deseja melhorar a imagem de sua empresa não deixe de conferir o texto abaixo, ele pode te ajudar a compreender melhor esse universo em que saber a importância da comunicação é um grande diferencial!

 

O que é?

A Assessoria de Comunicação é uma atividade de Comunicação Social que estabelece uma ligação entre uma entidade (indivíduo ou instituição – pública/privada) e o público (sociedade exposta à mídia).

Simplificando, Assessoria de Comunicação é administração de informação na maioria das vezes criando planos de comunicação que visem privilegiar uma comunicação eficiente não apenas junto à imprensa, mas posicionando as organizações de forma a estabelecer uma interlocução com ética e responsabilidade social, comprometida com os valores da sociedade junto aos seus mais diversos públicos.  Nesse sentido as organizações podem contar com equipes de assessorias de comunicação internas ou terceirizadas, cujas funções são: 

 

  • criar um plano de comunicação (estabelecer a importância deste instrumento tanto no relacionamento com a imprensa como os demais públicos internos e externos); 
  • colaborar para a compreensão da sociedade do papel da organização; 
  •  estabelecer uma imagem comprometida com os seus públicos; 
  • criar canais de comunicação internos e externos que divulguem os valores da organização e suas atividades;
  • -detectar o que numa organização é de interesse público e o que pode ser aproveitado como material jornalístico; 
  • desenvolver uma relação de confiança com os veículos de comunicação;
  • avaliar frequentemente a atuação da equipe de comunicação, visando alcance de resultados positivos; 
  • criar instrumentos que permitam mensurar os resultados das ações desenvolvidas, tanto junto à imprensa como aos demais públicos; 
  • preparar as fontes de imprensa das organizações para que atendam às demandas da equipe de comunicação de forma eficiente e ágil.  

 

As atividades de Assessoria de Comunicação são geralmente subdivididas em três, que ao trabalharem juntas tornam-se uma Comunicação Integrada, sendo de certa forma, a mais eficiente.

  • Assessoria de Imprensa – trabalha com informação jornalística, lidando com jornalistas, preparando press-releases (comunicados de imprensa) e procurando controlar (aumentar ou restringir) o fluxo de informação que é veiculado na mídia sobre o assessorado.
  • Publicidade e Propaganda – campanha publicitária, comercial, anúncios, outdoors, comercialização de serviços públicos.
  • Relações Públicas  - cuida da imagem pessoal ou institucional do assessorado e elabora produtos de comunicação para circulação interna como intranet, house organ, newsletter, informativos, murais, etc.

 

Qual o papel do jornalista assessor de comunicação?

Sua função é administrar as informações e divulgar as atividades da instituição, um produto ou um serviço, despertando o interesse da mídia para os assuntos relacionados ao cliente.

 

Agora que você já entende melhor o trabalho de uma Assessoria de Comunicação, caso tenha interesse em tirar dúvidas ou contratar uma assessoria, entre em contato com nossa assessora de comunicação, Mariana Alves, pelo e-mail maryalves89@gmail.com para esclarecer suas dúvidas ou marcar uma reunião. O agendamento pode ser feito também em nossa sede ou pelo telefone (34) 3351-1466.

 

Texto: Assessoria de Comunicação_Associação Comercial e Empresarial de Sacramento