Notícias

  • Nov

    28

    2018

1ª Feira de Empreendedores da Rede Municipal acontece em Sacramento

Feira é resultado do projeto Educação Empreendedora realizado pelo SEBRAE e trazido à convite da ACE/CDL Sacramento

 

A Secretaria Municipal de Educação realizou junto às escolas municipais a “1ª Feira de Empreendedores das Escolas da Rede Municipal de Sacramento”, na Praça da Basílica no último dia 23. A realização é o ponto principal do projeto Educação Empreendedora, que foi desenvolvido durante todo o ano nas escolas.

O projeto que é desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, veio a convite do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sacramento (ACE) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), João Paulo Zago, e foi acolhido pela Prefeitura Municipal de Sacramento e aceito e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, junto com as sete escolas do município, sendo quatro da zona rural.

O analista técnico do SEBRAE, Alessandro Henrique de Souza, explicou o que é o projeto e como foi desenvolvido em Sacramento. “O programa Educação Empreendedora, Cooperativa e Financeira é um programa do Sebrae em parceria com a Secretaria de Educação de Sacramento e temos o importante apoio da Associação Comercial. Os trabalhos deram início em 2018 com a realização de um treinamento sobre a metodologia com 30 participantes, entre educadores das escolas municipais e urbanas e da escola estadual, além de profissionais da Secretaria de Educação. Após o treinamento os educadores levam a metodologia para sala de aula, trabalhando de forma transversal temas como empreendedorismo, cooperação e educação financeira, sem prejudicar a grade curricular, muito pelo contrário, vem agregar e muito, ao ensino formal.”

O analista também destacou qual o intuito do projeto. “Procuramos preparar o aluno para a vida, seja como um empreendedor ou como um trabalhador no mercado formal, porém de forma diferenciada, formando cidadãos que sejam protagonistas da própria vida que não ficam esperando dos outros, mas fazem acontecer.”

A feira teve a participação de todos os envolvidos, como alunos, professores, diretores e a Secretária de Educação Cibele Magnabosco. Na ocasião também estiveram presentes o prefeito Wesley de Santi de Melo, a primeira dama Maria Tereza Abrate, o Vereador Marcos Pires, o Analista Técnico do SEBRAE Alessandro Henrique de Souza e o empresário e diretor da ACE/CDL Sacramento, Renzzo Scalon.

Durante o evento as crianças e jovens comercializaram os produtos e vivenciaram todo o processo de produção à venda ao consumidor final. Quem visitou a feira pôde comprar conservas, doces, salgados, verduras, cachorro quente, ervas, frutas, juju, artesanatos, churros, café, queijo, incluindo o famoso queijo senzala, além de tantos outros produtos. Em alguns estandes era possível ver até criação de logomarca. Os alunos também realizaram apresentações musicais de canto, de dança, teatros, entre outros, tudo para deixar o evento ainda mais bonito e convidativo.

Para a Secretária de Educação Cibele Magnabosco a feira foi o ponto alto de um projeto que tem tudo para crescer. “O projeto começou pequeno e tem de tudo para crescer. Ele aconteceu durante todo ano e a feira foi a culminância dele. Foi o momento da participação daquelas salas colocarem em prática o que aprenderam. O momento de poderem fabricar os seus produtos, trabalhar a questão de custo de fabricação e de lucro, a organização para a venda como a embalagem de produtos, fazerem fichas para controle das vendas, tudo com participação do aluno. Nosso principal foco é desenvolver a capacidade do aluno de ser empreendedor. Não necessariamente para se tornarem comerciantes, mas para que na vida saibam lidar com as negociações.”

Alessandro Henrique, consultor do SEBRAE contou como foi vivenciar essa experiência da Educação Empreendedora em Sacramento. “A experiência de Sacramento foi muito positiva, percebe-se um engajamento muito grande por parte dos educadores e da Secretaria de Educação, refletindo diretamente no engajamento dos alunos e seu familiares. A feira foi um grande exemplo, pois considero que foi um grande sucesso e demonstra como o trabalho foi bem feito. Um trabalho que está apenas começando e nosso objetivo é que venha para ficar, passando a fazer parte da grade curricular.”

A Secretária de Educação, Cibele Magnabosco ressaltou sobre a continuidade do projeto. “Vejo esse projeto de forma muito positiva e acredito que ele será desenvolvido e aumentado cada vez mais. Já estamos em contato com o SEBRAE para o ano que vem continuarmos o trabalho com essa turma que já trabalhamos esse anoe a desenvolvermos ainda mais. E também começarmos a trabalhar com uma turma nova. Espero que as parcerias cresçam e que possamos fazer projetos bonitos como esse cada vez mais.

 


Galeria de foto