Notícias

  • Ago

    18

    2014

ACE – Sacramento fará parte no combate à dengue

O combate a dengue ganha reforço com a adesão da ACE – Sacramento que fará juntamente com a vigilância epidemiológica um movimento junto ao empresariado local para combater o mosquito Aedes Aegypti.

A Associação Comercial e Empresarial de Sacramento (ACE - Sacramento) é o novo reforço na luta para combater o mosquito da dengue. Em reunião na sede da entidade com os representantes da vigilância epidemiológica de Sacramento, Ana Flávia Alves Braz, Kellen Kaprice Cândido e Bergson Evangelista do Santos, a ACE estará empenhada no mês de agosto na campanha junto ao comércio local na prevenção da dengue.

De acordo com a secretária executiva, Rosana Castanha, uma reunião junto aos comerciantes associados já está agendada para o dia 20 de agosto de 2014 às 19 horas. Neste dia estarão presentes todos os associados e também os representantes da vigilância.

Aedes aegypti - É o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Parece que chegou às Américas nos navios que traziam escravos da África.

Menor que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

O macho, como os de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas de objetos, próximos a extensas superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. No momento da postura são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes.

Mesmo quando a água seca, os ovos não morrem e eclodirão ao primeiro contato com a água. Se foram postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença.

(fonte: https://drauziovarella.com.br/letras/a/aedes-aegypti/)