Notícias

  • Abr

    01

    2020

ACE/CDL Sacramento, Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde discutem flexibilização do funcionamento do comércio

Pesquisa aplicada pela entidade expõe cenário das empresas diante do não funcionamento do comércio local

 

A Associação Comercial e Empresarial de Sacramento (ACE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que também se mostra preocupada com a situação do comércio local sem poder exercer suas atividades normalmente, apresentou em reunião com a Prefeitura Municipal de Sacramento e Secretaria de Saúde, na manhã de hoje (01/04), no Centro Administrativo, o resultado de uma pesquisa aplicada entre os dias 30 e 31/03 aos associados e demais empresários da cidade a fim de entender os impactos e a visão de futuro das empresas sacramentanas.

Na ocasião estiveram presentes o Presidente da ACE Sacramento, Patrick Pacheco, o Diretor de Serviços da ACE Guilherme Borges de Rezende, o Advogado da ACE Dr. Túlio Marcos Anselmo da Costa, o Prefeito Municipal Dr. Wesley De Santi de Melo, o Vice-Prefeito Osmar Trevisan Junior, o Secretário de Governo Carlos Antônio Rodrigues, o Secretário de Fazenda e Administração Cleber Silveira Borges, e o Sub-Secretário de Saúde Samuel Gomide, e dando exemplo, através de Videoconferência o Secretário de Saúde Dr. Reginaldo Afonso dos Santos, ambos participantes do Comitê Municipal de Enfrentamento do Covid-19.

A reunião foi aberta pelo Presidente da ACE Sacramento Patrick Pacheco, que fez a apresentação da pesquisa de opinião sobre os impactos da crise do COVID-19, na economia do município de Sacramento, contando com a participação de empresas associadas e não associadas.

Na ocasião a Secretaria de Saúde também apresentou os dados relacionados aos atendimentos de casos suspeitos de infecção do COVID-19 e houve o diálogo de propostas para promover o equilíbrio entre a assistência sanitária como medidas preventivas para minimizar a transmissão do Coronavírus e as regras de flexibilização para o funcionamento do comércio local.

Outro ponto dialogado foi referente a propostas de amparo fiscal e financeiro a serem adotadas pelo Governo Municipal, e ajuste nas ações de comunicação de forma ordenada e alinhada, junto aos comerciantes, enfatizando os cuidados obrigatórios a serem adotados, pelos estabelecimentos permitidos a funcionar e principalmente na conscientização do grupo de risco. 

A definição é de que um novo decreto será publicado, estipulando um prazo e trazendo novas regras de flexibilização para o funcionamento do comércio, com as devidas orientações pertinentes aos cuidados e prevenções necessárias para que a baixa evolução do Covid-19 se mantenha como está. Mantendo também a meta de achatamento da curva de transmissão conforme vem orientando a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde.

A ACE em parceria com a Prefeitura Municipal, trabalhará a comunicação dessas novas medidas buscando orientar mais rapidamente a população e atingindo o maior número de pessoas possíveis, uma vez que a possível flexibilização não afasta a importância e o risco da situação instalada.

No entanto é importante também ressaltar que toda determinação poderá ser modificada conforme a necessidade e andamento do quadro de saúde pública, sendo essa uma questão consensual entre as duas instituições, uma vez que a saúde financeira é importante, mas as mesmas entendem que a vida deve ser colocada em primeiro lugar.

 

O que a ACE/CDL Sacramento já vinha adotando

A ACE/CDL Sacramento vem desde o dia 16 de março atentando-se quanto às instruções dos órgãos oficiais de saúde, Município, Estado e Governo Federal, quanto as medidas tomadas para a contenção do Covid-19 no país.

As primeiras ações aconteceram internamente na ACE/CDL, na semana do dia 16, com o afastamento dos colaboradores com sintomas gripais, e colocação do sistema home office aos colaboradores do grupo de risco. Posteriormente a decisão da suspensão da Reunião Ordinária da entidade também foi tomada, assim como a suspensão de cursos e palestras.

Desde o dia 20 de março a ACE/CDL encontra-se em regime de trabalho apenas via telefone e demais canais de comunicação, com atendimento agendado para os associados que precisarem de atendimento presencial.

A entidade vem seguindo as recomendações impostas pelos governos e órgãos de saúde e mantendo reuniões com a Prefeitura Municipal, assim como com a Secretaria de Saúde para melhor entendimento das decisões de contenção do Covid-19, repassando o conteúdo aos associados. Na última semana foi realizado o envio de uma cartilha explicativa aos associados, intitulada “RECOMENDAÇÕES PARA O COMÉRCIO DE SACRAMENTO” com as principais informações e instruções levantadas pela presidência e jurídico da ACE/CDL Sacramento.  A cartilha também foi desenvolvida para a cidade de Conquista, onde a entidade também tem associados.

Ações do SEBRAE e demais parceiros também tem sido enviada aos associados, com a finalidade de auxiliar o aprendizado e melhores condições para a prosperidade de suas empresas, mesmo em tempos de crise.

Interessados em entrar em contato com a ACE/CDL Sacramento podem ligar no (34)3351-1466, e para ficar por dentro das informações podem acessar o site: acesacramento.com.br e seguir a ACE/CDL no Facebook: @acecdl.sacto (ACE CDL Sacramento) e no Instagram: @ace_cdl_sacramento.

 

Representantes da ACECDL, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde dialogam sobre flexibilidade do funcionamento do Comércio Local

 

Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Sacramento