Notícias

  • Set

    23

    2015

ACE realiza palestra aos associados com foco na maturidade fiscal empresarial

A Associação Comercial e Empresarial de Sacramento (ACE) realizou na última quinta-feira (17) em sua sede a palestra "A maturidade fiscal das empresas" ministrada pelo palestrante Victor Vila Nova.

Victor é administrador de empresas, contador e analista de sistemas e desempenha o cargo de Diretor Técnico da empresa GVN, trabalha em pequenas, médias e grandes empresas com projetos de auditoria fiscal, implantação de processos e ERP’s.

O palestrante visou abordar pontos importantes para o meio empresarial como sensibilizá-los referente aos riscos fiscais; destacar o panorama sobre o cenário e ferramentas usadas pela fiscalização; os impactos de TI e contabilidades nas empresas; as responsabilidades do empresário, contador e softhouse; além de esclarecer sobre como obter a maturidade fiscal nas empresas através do DMF – Diagnóstico Maturidade Fiscal.

A palestra contou com a presença de cerca de 70 pessoas, entre elas empresários, gerentes, contadores e funcionários das empresas ligados à área tributária, todos receberam certificado. Josué Proença é empresário e trabalha como consultor financeiro, de seguros e plano de previdência, ressaltou que durante a palestra recebeu orientações sobre tributação fiscal e aos riscos inseridos pelo fisco devido ao não acompanhamento mais detalhado sobre o controle fiscal junto ao seu contador. “Victor esclareceu dúvidas sobre a melhor opção de tributação, como a opção pelo Simples Nacional ou Lucro Real, deixando para reflexão e analise com o contador qual o efetivo papel do empresário frente a nova tributação; o palestrante também destacou qual o risco que estamos correndo se não escolhemos o nosso fornecedor por exemplo com critério, corremos risco por escolher um fornecedor que está irregular perante o fisco podendo acarretar penalidades no futuro. Para auxiliar o empresário o correto é ter orientação do contador, com o aval do empresário.

De modo geral foi muito dinâmica a troca de conhecimentos relatando para empresários e contadores o papel do empresário a responsabilidade civil do contador frente a nova legislação, um tema muito extenso que poderá em uma nova oportunidade ser dado continuidade, podemos solicitar uma nova palestra e cobrar a presença maciça dos empresários e contadores”, revelou.

A mesma faz parte do projeto associa-minas (associativismo empreendedor) realizado em parceria entre a ACE, Federaminas e Sebrae.

Foto: arquivo ACE