ACE Sacramento oferece oficina sobre Plano de Marketing

23 Ago 2017

Foto

A Associação Comercial e Empresarial de Sacramento (ACE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizou ontem (22) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae sobre "Como elaborar um plano de Marketing". Leia aqui a matéria na íntegra.

Aconteceu ontem (22), na sede da ACE/CDL a oficina “Como elaborar um Plano de Marketing” realizada pelo consultor do Sebrae Alessandro de Souza. O encontro teve como foco esclarecer para empresários e colaboradores qual a importância de desenvolver um plano de marketing e como ele pode auxiliar no crescimento e prosperidade da empresa.

O consultor Alessandro iniciou a oficina questionando o que é o marketing e esclarecendo que apesar de muitas pessoas entenderem marketing como propaganda, esta é apenas uma das ferramentas usadas para fazê-lo. E que na realidade o marketing está presente desde o atendimento ao cliente e na organização interna da empresa, até os meios de divulgação da mesma.

Alessandro de Souza também ressaltou que o plano de marketing é uma ferramenta de gestão que permite analisar o mercado, adaptando-se às suas constantes mudanças e identificando tendências, por isso também é necessário que o plano seja regulamente utilizado e atualizado.

O consultor também esclareceu que um dos pontos principais para se criar um bom plano de marketing é levantar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, enxergando desse modo o que é preciso fazer para que as fraquezas sejam extintas e as oportunidades aproveitadas.

Detectar o público alvo é também uma estratégia inteligente para quem deseja atender bem o mercado e se consolidar. Assim como avaliar o ambiente interno e externo em que a empresa está inserida é algo indispensável.

Através de várias análises, estratégias e ferramentas forma-se então um “Plano de Ação” descrevendo um cronograma de atividades a serem realizadas, com custo estimado para cada uma delas, mencionando período de desenvolvimento e responsável por cada tarefa, tudo isso para ser seguido corretamente evitando imprevistos.

Alessandro de Souza também ressaltou que muitas empresas em tempos difíceis fazem cortes em uma ferramenta muito importante do marketing, que é a propaganda, mas que isso pode ser um erro quando entende-se que nos períodos difíceis é quando mais existe a necessidade dizer ao cliente “eu estou aqui e tenho o que você precisa”. É preciso entender que propaganda não deve ser mencionada como gasto e sim como investimento.

O encontro contou com conteúdo básico sobre marketing, um assunto extenso para ser colocado em apenas quatro horas de oficina, mas que conseguiu transmitir uma noção básica e facilitadora para os empresários e colaboradores das empresas que desejam crescer e estar à frente no mercado.

Ao todo foram 30 vagas disponibilizadas e 28 inscritos que compareceram ao local para entenderem melhor sobre o plano de marketing. A oficina foi mais uma parceria entre ACE/CDL e Sebrae, que já conta com mais duas agendadas para os meses de setembro e outubro com os temas: estratégia de comercialização e elaboração de plano de vendas.

ACE/CDL disponibiliza assessoria de comunicação gratuita aos associados

A Associação Comercial tem departamento de assessoria de comunicação que conta com os serviços da jornalista Mariana Alves. A assessoria é disponibilizada gratuitamente aos associados para esclarecimento de dúvidas, direcionamento de estratégias e indicação de profissionais qualificados para o desenvolvimento das ações necessárias para cada empresa.

Associados interessados podem agendar atendimento pelo telefone (34)3351-1466.

Galeria de fotos

<< Voltar

Dúvidas sobre qual é a melhor solução para seu perfil de negócio?

Parceiros

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?