Notícias

  • Fev

    01

    2018

Consultor da Federaminas e SEBRAE, Oscar Moreira apresenta diagnóstico do programa Pró-Município

Consultor da Federaminas e SEBRAE, Oscar Moreira apresenta diagnóstico do programa Pró-Município

Após aplicação de pesquisa, consultor volta à cidade para apresentação dos resultados e esclarecimento sobre a potencialidade de Sacramento

 

A Associação Comercial e Empresarial de Sacramento (ACE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) recebeu na noite da última quarta-feira (31) o consultor Oscar Moreira, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais – Federamina e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, para relatar os resultados do questionário do programa Pró-Município, aplicado em dezembro do ano passado. O Programa Pró-Município é uma iniciativa da FEDERAMINAS em parceria com a CODEMIG.

As perguntas do questionário estavam relacionadas aos temas: desenvolvimento econômico, educação, saúde, turismo, carga tributária, atratividade do município, condições naturais para desenvolvimento, segurança pública, saneamento básico, entre outros

Os questionários respondidos mostraram dados interessantes referente ao potencial do município de Sacramento que no momento não está sendo todo explorado.

A assessoria de comunicação da ACE/CDL conversou com o consultor para saber tudo sobre a análise referente aos resultados do questionário.

 

 

  • Assessoria ACE/CDL - O que você percebeu ao analisar as pesquisas? Qual o seu parecer sobre o diagnóstico?

Oscar Moreira – As pesquisas demonstram a viabilidade de incremento econômico em alguns setores da economia da cidade como, por exemplo, a agropecuária e o turismo. É importante deixar claro que a análise feita por meio das pesquisas refletem as percepções dos entrevistados, não podendo ser atribuída como uma verdade fechada. Por isso, a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico enquanto sede de debate será importante para o amadurecimento de questões levantadas durante a pesquisa.

 

  • Assessoria ACE/CDL - Você percebeu potencial mais forte em algum dos pontos questionados que merece mais atenção para se desenvolver?

 

Oscar Moreira – Falar em um potencial mais forte seria complicado. Vejo que a cidade possui vários pontos fortes, como o fácil acesso por rodovias bem pavimentadas, disponibilidade interessante de água, solos férteis e por ai vai. A questão é entender o que a cidade quer fazer do ponto de vista econômico, ambiental e cultural.

 

  • Assessoria ACE/CDL - Das 27 cidades escolhidas, o potencial de Sacramento se destacou entre elas? Por que?

 

Oscar Moreira – É interessante pontuar que não existe competitividade entre as 27 cidades participantes. Aliás, as cidades participantes compreendem todas as regiões do Estado. Então, prefiro pontuar que Sacramento se destaca entre todos os municípios de Minas Gerais, visto que está localizado em uma das melhores regiões do Estado quando se fala em economia. Nossas pesquisas demonstraram que a cidade possui bons índices de desenvolvimento humano. Apenas como base de comparação o IDH da cidade supera a média mineira e nacional. Isto é, Sacramento já tem caminho estrutural interessante que pode dar a base necessária ao pleno desenvolvimento econômico, social e ambiental a cidade.  

 

  • Assessoria ACE/CDL - O que podemos fazer para desenvolvermos melhor a percepção dos potenciais de nosso município?

 

Oscar Moreira – Entendo que a palavra chave é conhecimento. É a partir do aprendizado formal ou não que poderemos melhorar o potencial do município.

 

  • Assessoria ACE/CDL - Quem precisa se envolver para que o projeto tenha resultados?

 

Oscar Moreira – O Programa Pró-Município é um trabalho participativo e colaborativo. Apesar de ser gestado e gerido dentro da ACE/CDL ele é um trabalho de toda a comunidade de Sacramento. Sendo assim, a participação do Poder Público (Prefeito, Secretários e Vereadores). Empresários (associados ou não a ACE/CDL), organizações da sociedade civil e os cidadãos é necessária ao sucesso do trabalho. Vale a pena ressaltar que, onde esse trabalho passou (ex.: Colômbia, Alemanha e Sul do Brasil) e teve apoio da sociedade local como um todo, os resultados foram fortes e consistentes.

 

  • Assessoria ACE/CDL - Qual o próximo passo agora para que o projeto seja levado adiante?

 

Oscar Moreira – A partir de agora começaremos um trabalho forte junto ao Poder Executivo e Legislativo do Município para conseguirmos aprovar a Lei do Conselho de Desenvolvimento ainda no mês de fevereiro. Com a Lei aprovada, os conselheiros serão nomeados e faremos uma capacitação para auxiliar na organização dos trabalhos do Conselho. Além disso, faremos o acompanhamento das primeiras reuniões deste Conselho.

 

Na reunião marcaram presença representantes da ACE/CDL Sacramento, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Guarda Municipal, Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, membros da sociedade civil organizada e cidadãos.