Notícias

  • Dez

    29

    2020

Escola de Sacramento é vencedora na Olimpíada Empreendedora, promovida pelo Sebrae MG

Representando a ACE Sacramento, João Paulo Zago, participou na última terça-feira (29/12), na Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, da entrega dos troféus para a equipe da escola que levou o 2º lugar na etapa regional e depois conseguiu superar e ficou em 1º lugar no estadual da Olímpiada do Conhecimento.  Estes alunos se destacaram entre inúmeras equipes formadas por estudantes e professores de escolas públicas do Estado. A Escola apresentou a equipe do ensino médio, composta por 13 alunos (Pamela, Ester, João Vitor, Juliana, Kamila, Lorena, Tifany, Yasmim, Laura, Gabriela e Talles, Barbara, Katia). Intitulada DescontraidaMENTE na categoria mídias digitais, coordenada pela professora Priscila Barbosa Marques.

De acordo com o Sebrae MG, nove equipes de escolas públicas de Braúnas, Congonhas, Frutal, Nova Ponte, Sacramento, Timóteo, Uberaba e Unaí foram premiadas na Olimpíada Empreendedora: qual digital você vai deixar no mundo? Essa jornada on-line, criada pelo Sebrae Minas, faz parte de um programa de capacitação para educadores - apoiado pelo Centro de Referência em Empreendedorismo do Sebrae (CER) -, com o objetivo de estimular o conhecimento, trocas de experiência de aprendizagem, que impulsionam a cultura digital, empreendedora e de inovação nas escolas. 

Para João Paulo Zago, esse incentivo é fundamental para o desenvolvimento sustentável local, ““a educação empreendedora do Sebrae contribui para expandir o conhecimento e habilidade, além de promover transformações com o jovem, como ser protagonista de sua própria história, além de identificar potencialidades em nossa região contribuindo para o desenvolvimento sustentável local”, destacou.

A Professora Priscila acredita que o feito deve ser valorizado, “um grande momento para a educação e para a nossa cidade. Pois, levamos o nome de Sacramento na área da educação para toda Minas Gerais”, comentou.

Nesta edição, houve a participação de 73 equipes formadas por 903 alunos e 133 professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 729 escolas públicas localizadas em 103 municípios mineiros. Das 28 equipes que passaram pelas etapas regionais, nove foram premiadas com os três primeiros lugares de cada período escolar Fundamental Anos Iniciais (1 a 5 ano), Fundamental Anos Finais (5 ao 9 ano) e Ensino Médio, na etapa regional e estadual. Os vencedores ganharam certificado, troféu dentre outros prêmios tecnológicos.

Para o diretor Uriel Amarante, no início ficaram um pouco apreensivos, “percebe-se que o uso da palavra ‘empreendedora’ deixa-nos apreensivos inicialmente pois deduzimos que esta parece referir-se à uma olimpíada que trata do mundo dos negócios. Engano nosso, pois esta diz respeito ao empreendedorismo de forma mais ampla, no nosso caso ao empreendedorismo educacional. Assim, em termos pedagógicos, ao participarmos desses projetos caminhamos para o desenvolvimento de habilidades e competências que se relacionam à Cultura Empreendedora, onde é importante mobilizar conhecimentos que proporcionem o desenvolvimento de atividades, atitudes e valores que promovam o empreendedorismo. Para a ‘proposta digital’ também fica fácil assegurar a participação da escola, afinal  a Cultura Digital faz parte dos nossos objetivos, sendo inclusive uma das dez competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A Olimpíada Empreendedora surgiu em Uberaba, há dois anos. Em 2020, com a pandemia e o distanciamento social, ganhou o formato de jornada on-line, mas sem perder a essência de capacitar educadores e estimular estudantes sobre as novas formas de aprender, fazer e educar.

Professora coordenadora Priscila Marques, diretor da Escola Coronel Uriel Amarante, Secretária Municipal de Educação Cibele Magnabosco e o representante do Sebrae MG Alessandro Henrique

 

Conheça os vencedores da etapa estadual da Olimpíada Empreendedora Sebrae 2020. 

Equipes Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

1º Lugar 

Equipe: LITERA Books! 

Categoria: Mídias Digitais 

Professora: Mara Rubia Aparecida da Silva 

Escola Municipal Professor José Teodoro Borges 

Regional: Triângulo 

Cidade: Nova Ponte

 2º Lugar 

Equipe: Dispositivos Humanos, Hora da Conquista, Visão do Futuro 

Categoria: Mídias Digitais 

Professora: Cíntia Aparecida Viana Magalhães 

Professora de apoio: Sandra Regina Mendes 

Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira

Regional: Noroeste e Alto Paranaíba 

Cidade: Unaí 

3º Lugar 

Equipe: Guerreiros do Gomes 

Categoria: Narrativas Digitais 

Professora: Elizete de Fátima Fagundes Leonel 

Escola Municipal Gomes da Silva

Regional: Triângulo 

Cidade: Frutal 

Equipes Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)

1º Lugar 

Equipe: Thinking Brains 

Categoria: Mídias Digitais 

Professora: Adriele Santos Rosa 

Professor de apoio: Ricardo Henrique Fortunato 

Escola Municipal São Miguel 

Regional: Triângulo 

Cidade: Nova Ponte 

2º Lugar 

Equipe: Fênix 2 

Categoria: Tecnologias Digitais 

Professor: Daniel Velasquez Santos Junior 

Escola Municipal Urbana Frei Eugênio 

Regional: Triângulo 

Cidade: Uberaba 

3º Lugar 

Equipe: Os Desbravadores das Mídias

 Categoria: Narrativas Digitais 

Professora: Lidiane Fátima Lucas Silva 

Escola Estadual Fagundes Varela 

Regional: Rio Doce e Vale do Aço 

Cidade: Braúnas 

Equipes Ensino Médio 

1º Lugar 

Equipe: DescontraidaMENTE 

Categoria: Mídias Digitais 

Professora: Priscila Barbosa Marques

Escola Estadual José Afonso de Almeida 

Regional: Triângulo

Cidade: Sacramento 

2º Lugar 

Equipe: IFnnovation 

Categoria: Narrativas Digitais 

Professor: Anna Marys Saraiva Ferreira 

Instituto Federal de Minas Gerais 

Regional: Centro 

Cidade: Congonhas 

3º Lugar 

Equipe: CyberStaacks 

Categoria: Narrativas Digitais 

Professor: Felipe Santana Machado 

Professora de apoio: Nilmara Castro 

Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks

Regional: Rio Doce e Vale do Aço 

Cidade: Timóteo

 

Asscom ACE com informações Agência Sebrae