Notícias

  • Mai

    18

    2018

Oficina e Palestra marcam a Semana do MEI

A Associação Comercial e Empresarial de Sacramento (ACE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizou em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, em Sacramento entre os dias 14 e 19 de maio, a Semana do Micro Empreendedor Individual (MEI).

Nos dias 16 e 17 foram oferecidas oficina e palestra direcionadas aos Micro Empreendedores Individuais (MEI) para apresentar orientações e capacitação aos microempreendedores individuais e ressaltar a formalização dos potenciais empresários. A oficina e a palestra foram gratuitas para associados e não associados.

A oficina “Sei controlar o meu dinheiro” foi ministrada por Alexandre Tronconi que é contador, pós graduado em Contabilidade e Controladoria, analista técnico e consultor e instrutor do Sebrae Minas nas áreas de Finanças e Legislação.

A palestra “O dia a dia do MEI: obrigações e gestão no negócio” foi realizada pelo consultor e gestor de projetos do Sebrae, Alessandro Henrique de Souza, que é graduado em administração de empresas, pós graduado em Agente de Desenvolvimento em Cooperativismo, Administração Rural, Recursos Humanos e Gestão Ambiental.

Para a Micro Empreendedora Individual Marta Matos, a palestra e a oficina valeram muito. “Eu gostei muito, levei até minha colaboradora que também gostou muito. A gente sempre pensa que sabe muita coisa, mas quando participamos de algo assim, percebemos que temos muito o que aprender. Até o coffee break é importante, porque durante a pausa para o café existem troca de ideias com outras pessoas e continuamos aprendendo com o outro, isso é muito importante. Existe uma cultura de que empresas são concorrentes, mas na verdade acredito que elas são parcerias, porque ajudam a economia a crescer, geram emprego. Por mais que o MEI seja pequeno, ele também contribui para isso”, ressaltou.

Essa foi a primeira vez da empresária em uma oficina e palestra da ACE/CDL, mas ela deixou bem claro que não será a última. “Eu gostei tanto que quero participar das outras. Já estou até fazendo propaganda do quanto foi bom”, ressaltou.

As oficinas oferecidas pelo Sebrae em parceria com a ACE/CDL são de caráter prático, enquanto as palestras mostram as diretrizes sobre os temas abordados.

A entidade totalizou 47 inscrições para oficina e palestra. Essa foi a primeira realização do ano em parceria entre ACE/CDL e Sebrae, mas já existem outras já confirmadas e que em breve serão divulgadas.


Fotos: Arquivo ACE/CDL Sacramento