Notícias

  • Dez

    05

    2018

Professores e ex-alunos da Escola Técnica Carolina Maria de Jesus concorrem em programa de Startups do SEBRAE

Final do programa acontece amanhã, dia 06 em Uberaba

 

Os professores César Borges e Hércules Cardoso da Escola Técnica Carolina Maria de Jesus, o ex-aluno Gabriel de Souza, e as ex-alunas Íris Araújo e Maria Eduarda Silva estão concorrendo ao primeiro lugar no programa de startups Agita, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, de Uberaba.

O convite chegou à Escola Técnica Carolina Maria de Jesus através da Secretaria Regional de Ensino de Uberaba e foi repassado pela diretora da Escola Técnica, Shirley Magnabosco, ao professor Hércules, que ao saber da oportunidade entrou em contato com o ex-aluno Gabriel, que tinha uma ideia de software em mente, e convidou os professores do curso técnico de informática César Borges e os amigos Íris e Maria Eduarda para juntos se inscreverem para participar do Agita e fazerem da ideia uma startup.

O Agita é um programa de aceleração de startups que significa acelere, gere, inove, teste e aprove. O objetivo é que através das ferramentas disponibilizadas pelo programa, o curso ensine as pessoas a colocarem suas ideias no mercado e consiga contatos com investidores. O projeto tem duração de cerca de três meses e os grupos participantes competem entre si, com suas startups.

O projeto inicial se tratava de um sistema automatizado para marcação de presença de alunos que poderia ser executado pelo celular. No entanto, após pesquisa de mercado auxiliada pelo Sebrae a ideia passou por um processo de mudança para ser melhor aceito e transformou-se em uma plataforma de compartilhamento de planos de aula e afins para professores. Na plataforma o mesmo tem disponível matérias específicas e planos de aulas prontos para serem aplicados em sala, podendo o professor pagar pelos planos que estão à disposição e também vender os seus planos de aula.

Para o empresário e professor César Borges, o programa Agita abriu a mente para enxergar mais longe. “Para mim, participar de um processo de aceleração mesmo eu tendo uma empresa, foi muito bom, porque me deu um ânimo maior sobre a questão de empreendedorismo. Me ajudou a perceber que nós podemos ter uma visão mais ampla, não apenas da cidade de Sacramento, que é um mercado muito bom, mas também limitado. Mas, que podemos ter também uma visão à nível de Brasil. Percebemos que não estamos tão longe. É apenas necessário que tenhamos garra para fazer acontecer. Isso não é fácil, mas com garra é possível. Não importa onde você está, se você for capaz de seguir esse processo, é possível chegar ao nível nacional. Achei muito interessante os ex-alunos terem essa oportunidade de aprendizado e de desenvolverem suas ideias mesmo sendo jovens. Eles já tem nas mãos a oportunidade de crescer.”

Para o professor Hércules Cardoso o conhecimento adquirido foi singular e o projeto contribui para a geração de ideias. “A palavra que resume isso tudo é conhecimento. O que adquiri lá em três meses posso dizer que foi tanto quanto em quatro anos de faculdade. Não é por acaso que se trata de uma aceleração. Abre a mente, faz a mente fluir e gerar ideias e também proporciona conhecermos novas ferramentas. Uma delas, que eu não conhecia, é chamada de “Ecossistema Empresarial”, onde uma empresa ajuda a outra. Não é algo muito visto em nosso meio atualmente, essa união empresarial, mas é interessante para o desenvolvimento. Esse conhecimento oferecido pelo Sebrae é muito amplo e didático. As pessoas saem de lá realmente cheias de ideias.”

O grupo que já passou por sete módulos do Agita em três meses de duração,        com doze encontros presenciais e contatos online, também já encarou três bancas de corte e agora caminham para a última etapa do projeto, junto com mais cinco grupos, onde podem chegar ao primeiro lugar amanhã, dia 06 de dezembro. No ranking de ideias, o projeto está como segundo colocado.

Os interessados em assistirem a final do Agita em Uberaba, podem se inscrever no site através do link: http://agita.escoladosebrae.com.br/demoday-agita-uberaba-batch-01/ e irem até a sede do Sebrae em Uberaba para acompanharem de perto a última etapa do projeto.


Galeria de foto

Total de 11 fotos