Notícias

  • Set

    10

    2020

Sacramento caminha para ser pioneira em modelo de cooperação técnica no Estado

Na última terça-feira (08/09), na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, os integrantes do Grupo Capital Humano, com apoio da Associação Comercial e Empresarial (ACE Sacramento) e a assessoria técnica da empresa Adapta Pesquisa & Desenvolvimento, iniciaram as tratativas com o governo estadual - secretaria de Educação, e obtiveram sinal verde para uma parceria, tipo cooperação técnica. O modelo de cooperação está em formação, seguindo os termos da lei, bem como irá contar com um Comitê Gestor composto por representantes da sociedade e parceiros estratégicos de modo a obtermos uma gestão transparente e participativa.

Para o presidente da ACE, Patrick Pacheco, “a ACE-Sacramento entende que no cumprimento dos seus objetivos estatutários muito fortalecerá a inclusão profissionalizante aos moradores de Sacramento e Conquista”, disse. A partir de agora o Grupo Capital Humano passa a ser chamado: Grupo de Educação Empreendedora, composto por gestores de RH das empresas, empresários, profissionais liberais e educadores.

O trabalho será feito dentro da legalidade e com apoio para concretização do projeto, “certamente, nada virá tão facilmente, mas com as parcerias e arranjos legais e técnicos, caminhamos para concluir a minuta de um Plano de Trabalho enviado pelo Estado. Para materializar o sonho, buscamos a parceria do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, que estiveram presentes. O Governo Municipal já se manifestou favoravelmente, e também empresas e profissionais liberais, além de outros parceiros estratégicos”, explicou Nancy Alemany, da empresa Adapta Pesquisa e Desenvolvimento.

O começo

Associação Comercial e Empresarial ACE-Sacramento, desde março de 2019 incorporou a gestão das atividades do Programa: “Sacramento 2025-Cidade Empreendedora” em seu departamento de Recursos Humanos e Responsabilidade Social. O Programa conta com os Grupos de Trabalho, Executivo, Capital Humano, Turismo, Mulheres Empreendedoras e Terceiro Setor do qual a própria ACE Sacramento é parte integrante.

Assim dispostos e embasados nas pesquisas e análises realizadas pelos profissionais que integram os Grupos Executivo e Capital Humano, obtivemos o atual cenário municipal em termos de formação de mão de obra especializada, alinhadas às demandas dos segmentos que são atendidos pela ACE-Sacramento: Indústria, Comércio, Serviços e o Agronegócio. Somadas às demandas dos segmentos, ainda incluímos as necessidades da secretaria de saúde do município, que também contribui com as informações sobre demanda de mão de obra.

A conclusão tão percebida por todos, é que vivemos “um apagão” de capacitação técnica, e já percebemos claramente que a importação de mão de obra, já é uma realidade, onde os postos de trabalho que poderiam ser de cidadãos de Sacramento são ocupados por pessoas de outras localidades. Obviamente, não é mérito só de Sacramento, mas somos responsáveis em promover mudanças no sentido de melhorar o cenário local e, porque não dizer, regional, já que abrangemos o município de Conquista.

Apresentação do Presidente Patrick durante a reunião na casa da cultura

Asscom: ACE CDL Sacramento

Contribuição e foto: Nancy Alemany