Notícias

  • Nov

    12

    2014

Spark Eletrônica inaugura novas instalações e recebe prêmio nacional

A Spark Eletrônica Ltda inaugurou suas novas instalações no último dia 20 e está prestes a completar cinco anos de fundação no próximo mês. Renzzo Scalon é proprietário da empresa e se dedica há mais de dez anos na produção de fonte automotiva.

Atualmente a Spark emprega em média 80 funcionários diretos e 20 indiretos. A empresa que cresce a cada ano produz hoje aproximadamente seis mil fontes por mês, sendo que há dois anos a produção mensal era em média de mil unidades. O crescimento acelerado surpreendeu o empresário “Eu esperava um crescimento, não tão rápido como foi, mas a gente esperava. Mas foi bom, sinal de que o produto é bom e que estamos no caminho certo”, revela Renzzo. Apesar da conquista das novas instalações ele ressalta que nunca cria expectativas; “Nunca criei expectativas. Eu sou um cara que não sabe o que é ansiedade. Gosto de ver a coisa acontecer, não fico imaginando as coisas, eu quero ver depois de pronto, se eu não ver eu não acredito. A gente trabalha para acontecer. Esse negócio de sonhar para mim não funciona. Sou um cara muito pé no chão.”

A busca pelo sucesso da Spark é movida a trabalho e investimento, o empresário revela que faz retirada do mínimo possível e que investir na empresa é o mais importante, mas, não deixa de ressaltar que os colaboradores têm papel essencial para que a empresa obtenha sucesso e que saber tratá-los com respeito é fundamental. “Eu trato as pessoas como eu gostaria de ser tratado. Eu acho que isso é um diferencial muito grande que faz com que as pessoas que trabalham conosco gostem de trabalhar aqui. Eu acredito nas pessoas, eu gosto de acreditar”, revela.

Hoje a empresa atende em sua nova instalação situada na Rua Coronel Zeca de Almeida, número 180, no bairro Santo Antônio.

 

 

Prêmio Marca Brasil

Esse é o segundo ano consecutivo que a Spark Eletrônica recebe o prêmio Marca Brasil, na categoria Fontes Automotivas, no setor: Sonorização e Acessórios para Autos. Eleita como melhor marca por leitores da revista Car Stereo, em 16 de Setembro deste ano, o prêmio tem como objetivo a identificação e destaque das marcas de produtos e serviços oferecidos pelos fornecedores, de forma espontânea e democrática sem indução, considerando qual a melhor de cada área de atuação. Os votos representam para as marcas vencedoras, o reconhecimento sobre a impressão positiva que o consumidor tem a respeito da mesma, sendo diferenciada em boa qualidade do produto ou serviço, a própria experiência de uso por parte do consumidor, boa relação custo x benefício, entre outros inúmeros aspectos.

O prêmio é realizado a partir de pesquisas através de questionários enviados anexo as revistas do segmento, que são posteriormente reenviadas via mala direta aos responsáveis pela premiação. Ou seja, é um prêmio de âmbito nacional, mas com votação espontânea.

Renzzo relata que o prêmio desse ano totalizou quase um milhão de votos em todas as categorias e considera uma grande satisfação recebê-lo. “É muito bom ver o reconhecimento dos clientes que usam nosso produto e dão esse feedback positivo. Como marketing é uma coisa muito boa.”

O empresário ressaltou que a diferença de votos da Spark, vencedora do prêmio, para o segundo lugar na mesma categoria e segmento, foi de aproximadamente o dobro de votos. Renzzo também já recebeu duas vezes o troféu Ângelo Crema, em 2012 como Destaque Empresarial na Indústria e neste ano como Destaque Empresarial Jovem.

O agradecimento do empresário fica a toda sua equipe que contribui para a realização do trabalho diário e crescimento da empresa, pois, é devido à função de cada um dentro da Spark Eletrônica que ela obtém o sucesso.

 

 

História e planos futuros

Renzzo Scalon sempre foi uma criança interessada em eletrônica, aos doze anos já iniciava seus trabalhos nesse ramo e descobria seu verdadeiro talento, o que fez com que a fabricação das fontes automotivas acontecesse naturalmente. O empresário relata que sempre gostou de eletrônica e de carros e que o produto naquela época já existente no mercado, era ruim, pois na maioria das vezes ele se deparava com o problema de precisar usar carregadores de bateria e foi assim que surgiu a ideia de criar uma fonte que resolvesse seu problema.

A partir de uma fonte já existente, Renzzo fez modificações e melhorias no produto conseguindo um resultado positivo que desencadeou o inicio da produção. “Aí ficou bom, os amigos foram vendo, pedindo pra fazer e eu comecei a fazer, nunca tive preguiça de fazer as coisas.” Mas a modificação do produto existente ainda não era o projeto final de Renzzo, faltava o diferencial: compactar o produto. “Vou fazer um produto decente até para eu mesmo usar. Esse trem pesado está fora de moda, o negócio hoje é produto compacto, leve, moderno”, revelou.

O empresário chegou a fazer dois cursos técnicos em eletrônica, mas nunca se formou, aprendeu tudo estudando sozinho e descobrindo um modo de fazer o que queria. “Comecei a estudar, comprar livros, inclusive um em alemão, na época não tinha tradutor, Google tradutor, a internet estava rastejando. Comprei o livro importado, na Saraiva, comprei um tradutor para computador com um pacote em alemão só para traduzir o livro. Eu escaneava umas partes e digitava um pouco também e fui traduzindo e salvando no Word. Eu tenho isso até hoje no meu computador.”

A fonte que é produzida hoje na Spark pesa apenas 4kg, as demais chegavam a pesar 40kg, a inovação do produto já existente o tornou pioneiro nessa nova linha de produtos compactos. Outras marcas já produzem as fontes automotivas como as fabricadas por Renzzo, mas quando questionado sobre a concorrência, o jovem empresário revela “Tem mercado para todo mundo, nossas vendas só crescem.”

Mas a Spark não ficará apenas no segmento de produção de vendas automotivas segundo Renzzo, “Tem muito ainda para crescer, tem outros produtos que vamos lançar; outras áreas, que não é som automotivo, que nós vamos explorar e que tem a necessidade de produtos bons”, finaliza.

 

Fotos: Mariana Alves


Galeria de foto

Total de 8 fotos