Notícias

  • Jan

    10

    2018

Vendas a prazo com segurança

 

Cuidados simples na concessão de crédito reduzem os riscos de inadimplência

 

Para reduzir os riscos na manutenção da liquidez da empresa é preciso ter uma política criteriosa de concessão de crédito. Aumentar a segurança das vendas a prazo requer alguns cuidados simples, como a atualização dos dados dos clientes e o monitoramento das contas a receber.

De acordo com Maria Nilda Clementino, analista do Sebrae Minas, a regra de ouro nas vendas a prazo é: “defina as normas, comunique-as aos clientes, treine a equipe, monitore os resultados e tome as decisões necessárias”.

Confira algumas dicas da especialista para melhorar a gestão dos processos de venda:


• Cadastro de clientes – faça cadastro de todos os clientes (novos e antigos). Isso permite conhecer os hábitos de compra e auxilia na concessão de crédito. Solicite documentos que comprovem as informações cadastrais e faça uma atualização a cada seis ou 12 meses. Divulgue para a equipe e para os clientes a documentação necessária para o cadastro.


• Política de liberação de crédito – defina o plano de financiamento; o limite de crédito, de acordo com o histórico do cliente e ou comprovante de renda para clientes novos; os encargos financeiros, em caso de atraso; o prazo de tolerância para recebimentos em atraso; os instrumentos de cobrança e orientação para clientes com restrições de crédito (por exemplo: informar que a venda não foi autorizada e orientá-lo a regularizar a situação cadastral).


• Classificação dos clientes – classifique os clientes. O critério comumente utilizado é a pontualidade: A, para os que nunca atrasam; B, para atraso de até 10 dias; C, para atraso entre 11 e 30 dias; e D, para atraso superior a 30 dias. Essa classificação permite adotar ações de marketing e flexibilização de limites de crédito.

É sempre importante lembrar que o sistema da ACE disponibiliza aos associados a opção de consultas, e que é muito importante fazer uso desse recurso que também auxilia na segurança das vendas.

 

Reportagem retirada do site do SEBRAE.

Acesso a reportagem original: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/noticias/vendas-a-prazo-com-seguranca,93ea7314282c0610VgnVCM1000004c00210aRCRD?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Sebrae+Not%EDcias+-+Edi%E7%E3o+429+-+Externo